Repasse: Reunião da Coordenação com o CA de Letras de 14/08/14

No último dia de aula, oficialmente, do semestre 2014.1, 14 de agosto de 2014, o Centro Acadêmico de Letras Jáder de Carvalho (CALET) conseguiu reunir-se com a Coordenação do Curso de Letras da UECE, na pessoa da professora Coema Escórcio, para tratar de uma única pauta: a mudança de currículos (do 026 para o novíssimo). A reunião aconteceu de 11h às 12h e culminou em encaminhamentos que ficam disponíveis para acompanhamento a partir deste repasse.

Antes de esclarecer as dúvidas que o CALET levou para a reunião, a Coordenação considerou melhor apresentar toda a história da mudança de currículos. Professora Coema iniciou destacando que esse é um momento de transição e que as principais mudanças são: estabelecimento de pré-requisitos, estabelecimento de grade fixa e redistribuição dos créditos que constituem, atualmente, disciplinas chamadas de Projetos Especiais.

Com o estabelecimento de pré-requisitos, o novíssimo currículo não só prevê como garante que todo aluno terá condições teórico-práticas para cursar disciplinas que requeiram fundamentação anterior. Desse modo, elimina-se o risco de um letrista chegar a ver, por exemplo, Semântica e Pragmática sem ver Teorias Linguísticas (uma disciplina basilar).

O estabelecimento de pré-requisitos implica a implantação de uma grade fixa e organizada em ordem de prioridade. Ou seja, todo semestre, o aluno saberá exatamente que disciplinas obrigatórias deverá cursar. Ao não cursar as disciplinas obrigatórias de seu semestre, o aluno perde a prioridade. Segundo a própria coordenação, isso evita casos de alunos que chegam ao fim do curso tendo obtido o número de créditos exigidos sem ter cursado disciplinas que são consideradas fundamentais para todo profissional de Letras, situação que é possível porque o atual currículo permite que o aluno escolha que disciplinas serão obrigatórias e quais serão optativas. É válido destacar ainda que o sistema de prioridades já é uma realidade no curso.

Para explicar a eliminação dos projetos especiais, a coordenadora teve de recorrer à mudança de currículo do 008 para o 026. O Ministério da Educação exige que cursos com grande carga horária (como cursos de graduação) tenham uma porcentagem mínima de horas de prática. Ou seja, uma quantidade de créditos para que o estudante coloque em prática a teoria que aprender. Esses créditos são chamados de Prática como Componente Curricular (PCC). Todas as disciplinas, obrigatoriamente, devem ter uma parte de horas teóricas e outra parte de horas práticas. Na mudança de currículos do 008 para o 026, a comissão que elaborou o Projeto Político-Pedagógico (PPP) juntou todos os créditos de PCC que havia nas disciplinas e formulou disciplinas que passaram a ser chamadas de Projetos Especiais. Essas novas disciplinas, existentes somente na Universidade Estadual do Ceará, não são aproveitadas em transferências (porque não existem em outra instituição) e possuem ementas flutuáveis que são determinadas pelos professores que as assumem.

A criação dos Projetos Especiais, segundo a coordenação, feriu a exigência do Ministério da Educação uma vez que as demais disciplinas deixaram de ter créditos destinados unicamente à prática (que pode acontecer em forma de seminários, oficinas e minicursos, por exemplo). Ou seja, nos programas das disciplinas do currículo 026 não há créditos destinados à prática, o que configura uma situação irregular. A mudança curricular corrige essa situação irregular uma vez que redistribui os créditos que formam os Projetos Especiais dentro das disciplinas que passam a ter um crédito (17 horas), oficialmente (descrito nos programas das disciplinas), para PCC.

Ainda sobre a mudança de currículos, a Coordenação afirmou que quando há mudanças de currículo e elas não trazem prejuízos drásticos aos estudantes, todos os estudantes são transferidos para o novo currículo. Mas o que seria um prejuízo drástico? No caso da mudança do 008 para o 026, o prejuízo drástico era a perda da dupla habilitação. Ou seja, alunos que prestaram vestibular para um curso de Letras com dupla habilitação (currículo 008), se transferidos para o novo currículo (026), perderiam essa possibilidade. Isso é o que justifica a coexistência dos currículos 008 e 026 por tanto tempo por meio de equivalências. Na reforma curricular que quer pôr fim ao currículo 026 não há prejuízos dessa ordem.

Quer dizer que perderemos os créditos dos Projetos Especiais?
Não! Os créditos dos Projetos Especiais equivalem aos créditos de PCC que as disciplinas voltarão a ter em cumprimento das exigências do Ministério da Educação. Ou seja, as disciplinas (que são as mesmas, em sua maioria) terão um crédito destinado para prática. Nós, no 026, não cursamos esses créditos porque eles formavam os projetos. Assim, se não fossem os créditos dos projetos serem aproveitados, teríamos de refazer quase que todas as disciplinas já que não tínhamos cursado os créditos de prática.

Todos os alunos serão forçados a migrar para o novo currículo?
Não! Como nenhuma universidade admite transferência para alunos que estejam nos últimos semestres, a Coordenação possibilitará que alunos que estejam no fim do curso permaneçam no 026. Para que isso aconteça, Projetos Especiais serão ofertados até o semestre de 2015.2 (Projetos VI, VII e VIII) para que os alunos que desejem permanecer no 026, concluam o ciclo de seis projetos necessários. A oferta de projetos especiais por, pelo menos, mais dois semestres era uma reivindicação que o CALET estava disposto  a fazer.

Quando o novo currículo entra em vigor?
Em 2015.1. O novo currículo, inclusive, traz a dupla habilitação para os alunos da habilitação Letras Francês. Em 2014.2, no entanto, a oferta e a lotação já começarão a estar nos moldes do que será em 2015.1 para que o corpo discente seja preparado.

Em que me matriculo nos dias 25 e 26 de agosto?
Primeiro, você tem de projetar! Se faltam, no máximo, dois ou três projetos para que você conclua o ciclo de seis projetos especiais, você poderá decidir se continuará no 026 ou se migrará para o novíssimo currículo. Se a decisão for por permanecer no 026, preze por concluir o ciclo de projetos. Se for por migrar, preze por cursar as disciplinas obrigatórias ainda não cursadas e que serão expostas na oferta por semestre.

Encaminhamentos:
  • Duas plenárias, na segunda semana de setembro, uma pela manhã e outra pela noite, nas quais a coordenação se disporá a esclarecer as mudanças a todos os interessados.
  • A elaboração, por meio da parceria CALET e Coordenação, de um manual da mudança. 

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