Repasse: Reunião do Colegiado do Curso de Letras do dia 06/05/2014

Letristas, na última terça-feira, 06 de maio de 2014, ocorreu uma reunião ordinária do Colegiado do Curso de Letras. Na pauta, constavam apreciação de processos, informes, projetos políticos-pedagógicos e adiantamento de disciplinas para alunos possíveis concludentes aprovados no recente concurso realizado pela Secretaria de Educação de Fortaleza.

Os professores falaram sobre o reconhecimento do Projeto Político-Pedagógico (PPP) junto ao Conselho Estadual de Educação do Ceará (CEE-CE), até 31/12/2017, e da mudança de currículo que deverá excluir as disciplinas de Projeto Especial e implantar dupla habilitação (Francês e Português) no curso de Letras Francês a partir do semestre 2015.1.

A Gestão 2014/2015 do Centro Acadêmico de Letras se apresentou ao Colegiado e, previamente, pediu a colaboração do corpo docente para a realização de eventos futuros que coincidam com o horário de aulas bem como a colaboração na organização de atividades extra-classe para o enriquecimento teórico e curricular do corpo discente. 

A Coordenação apresentou o caso dos alunos possíveis concludentes que foram aprovados no concurso da SEDUC e, convocados, precisam do adiantamento de disciplinas. O colegiado aceitou antecipar os conteúdos e as avaliações aos alunos aprovados. O adiantamento, ressaltou-se, só será possível aos possíveis concludentes, ou seja, aos que estiverem cursando o último semestre da graduação.

A professora Verbena Costa finalizou a reunião retomando o caso dos alunos que entraram com um processo para a reposição das aulas que a professora lecionou durante o período de greve. A professora destacou que, mesmo tendo sido apoiada pelos órgãos pelos quais o processo tramitou, voltou à sala de aula e repôs as aulas à medida que os alunos iam desistindo da disciplina. Nós, da Gestão 2014/2015 do Centro Acadêmico de Letras, lamentamos a atitude da docente de ministrar aulas, no período noturno, durante a última greve. Acreditamos que a segurança dos alunos, uma vez que com a greve o fluxo de pessoas no Campus de Fátima diminuiu drasticamente, foi posta em risco e que a atitude da professora foi coativa, uma vez que os alunos, para não serem reprovados por falta, tiveram de comparecer aos encontros. Se todo o colegiado, com exceção dos ministrantes de práticas de ensino, tiveram de retornar, inclusive professores que estavam de férias, e se, o mesmo colegiado, deliberou não posicionar-se contra o movimento grevista, consideramos que a postura da docente foi, tristemente, de encontro com decisões maiores e tomadas a partir de coletivos pelos quais a mesma é representada.

Concluímos, assim, o repasse da reunião do Colegiado do Curso de Letras do dia 06 de maio de 2014.

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